Cortina Rolô para Sacada

Dicas pra mantar as cortinas da sua casa limpas

Dicas pra mantar as cortinas da sua casa limpas
Por: Gestor 24 de fevereiro de 2021 6 comentário(s) Sem categoria

Manter a casa limpa é um sinal de vida saudável e higienizada, evitando possíveis futuras doenças respiratórias e alérgicas. Então, para ajudar você nessa tarefa, selecionamos 5 dicas para deixar as suas cortinas rolôs e persianas sempre limpas. Confira abaixo: 

  1. Cortina Rolô

Primeiro, desenrole toda a cortina. Usando um aspirador de pó com o bocal escova, passe ele nas duas faces da cortina, independente da composição do tecido. Isso irá tirar todo o pó e os microrganismos acumulados. 

Em seguida, umedeça um pano com álcool e passe em toda superfície da base e por toda a estrutura da cortina. Nos cordões laterais, repita o mesmo procedimento.

No final, deixe secar completamente. 

Ah, cuidado para não encostar no tecido, pois cortinas em poliéster ou algodão, podem manchar.

 

  1. Persiana Horizontal em madeira

As persianas horizontais são fáceis e práticas na hora da limpeza, porém por serem de materiais naturais, exigem um cuidado maior. 

Qualquer contato da persiana com produtos químicos, gera manchas e deformações nas lâminas. Por isso, em hipótese alguma, use panos úmidos!

A limpeza deve ser realizada com aspirador bocal escova em ambos os lados da persiana. Para um resultado melhor, use um pano seco para te auxiliar na hora de tirar o excesso de pó. 

Para limpar os cordões laterais, que acionam as cortinas, use um pano úmido com álcool, com movimentos de cima para baixo, sem encostar nas lâminas, por exemplo.

 

  1. Persianas em Alumínio

As persianas de alumínio, contém um material mais forte e resistente, que permite a limpeza com pano úmido de água, esfregando suavemente. Pode ser usado também pano úmido de álcool, se preferir. 

Não utilize produtos químicos, cloro ou desinfetantes, pois pode causar corrosão nas lâminas. 

Nos cordões laterais de acionamento, use também um pano úmido de álcool, para deixar limpo e desinfetado. 

 

  1. Persianas Verticais

Os modelos de persianas verticais, devem ser limpos com aspirador, utilizando o bocal escova, fazendo movimentos leves com cuidado para que ela não desloque ou caia da estrutura.

Para os cordões laterais de acionamento, use um pano úmido com álcool, assim faça com cuidado para não ter contato direto com o tecido. 

 

  1. Tecidos 100% poliéster

O poliéster pode ser limpo com aspirador com bocal escova e com pano levemente umedecido na frente e pano seco atrás, apertando caso queira tirar pequenas manchas. 

NUNCA tente esfregar o tecido! O atrito pode danificar o material e estragar a cortina. 

Para manter a limpeza, ao abrir a janela, recolha a cortina, assim evitará que ela absorva a sujeira, deixando o ambiente mais arejado e limpo.